Situação do transporte internacional de carga na fronteira argentino-chilena

O Ministério das Relações Exteriores vem acompanhando com atenção a situação de motoristas brasileiros do transporte internacional de carga na fronteira entre Argentina e Chile, afetados pelas mudanças nos critérios sanitários adotados pelas autoridades chilenas. Desde que o Itamaraty tomou conhecimento da situação, em 11 de janeiro, estabeleceu canal de comunicação direto e permanente com os representantes do setor. As Embaixadas e os Consulados do Brasil nos dois países estão prestando assistência consular aos motoristas brasileiros.

Nos contatos com autoridades chilenas, o Itamaraty tem chamado a atenção para a importância da fluidez do transporte internacional de carga na fronteira daquele país e para o tratamento digno dos motoristas. Também por iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, foi iniciado, em 19 de janeiro, processo de coordenação e de consultas internas sobre a matéria, envolvendo outros órgãos nacionais pertinentes.

Em 25 de janeiro, foi realizada reunião para tratar do tema no âmbito do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT/ALADI), mecanismo com participação de representantes de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Em reunião realizada à margem da Cúpula do PROSUL em Cartagena das Índias (Colômbia), em 27 de janeiro, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, tratou do tema com seu homólogo chileno, Andrés Allamand.

O Ministério das Relações Exteriores continuará a manter consultas com as autoridades chilenas e com outros governos envolvidos, no sentido de encontrar pronta resolução para a situação.

Fonte: Governo Federal.

31/01/2022 às 16:12