Assintecal promoverá exportações de micro e pequenas empresas

De olho na retomada do mercado internacional para componentes para calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promove, por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pelo projeto Integramoda, o MPE Exportadora. Voltada para empresas de micro e pequeno portes do setor, a iniciativa prevê consultorias, análises de mercados potenciais e a participação em quatro feiras internacionais na América Latina a partir de julho.


A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, destaca que o projeto visa apoiar empresas de menor porte no processo de internacionalização. No escopo do MPE Exportadora, estão previstas consultorias de exportações, nas quais as participantes terão acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina.


Exportações em alta


As exportações de componentes para calçados somaram US$ 71,3 milhões no primeiro bimestre do ano, 37% mais do que no mesmo período de 2021. No comparativo com o período pré-pandemia, em 2019, já existe uma recuperação de 13% em relação aos dois primeiros meses daquele ano. Segundo Aline, a perspectiva é bastante positiva nas exportações do segmento, diante da retomada da demanda internacional e sobretudo o encarecimento de fretes da Ásia, que tem deixado os custos dos produtos brasileiros mais atrativos em grandes mercados, especialmente nos Estados Unidos e países da América Latina.

11/04/2022 às 14:32