Secretário especial de Comércio Exterior destaca papel dos Brics na passagem dos 15 anos de criação do bloco

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, participou nesta sexta-feira (3/9) da 11ª Reunião de Ministros de Comércio dos Brics  bloco de países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A videoconferência antecede a 13ª Cúpula dos Brics, no próximo dia 9.

O encontro tratou de pautas discutidas ao longo do ano pelo Grupo de Contato sobre Temas Econômicos e Comerciais (CGETI, na sigla em inglês), que, no Brasil, é copresidido pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores. As autoridades debateram questões como a cooperação no sistema multilateral de comércio; proteção do consumidor no comércio eletrônico; cooperação em propriedade intelectual; cooperação em serviços profissionais; e parceria econômica em comércio e investimentos.

Durante a reunião, o secretário lembrou que este ano de 2021 marca os 15 anos do bloco e os 10 anos de trajetória comercial. “Enquanto o mundo se recupera da pandemia, em meio ao aumento dos esforços de vacinação, estamos reunidos aqui hoje para celebrar os 15 anos dos Brics e discutir a maneira de levar adiante de forma pragmática nossa parceria econômica”, declarou.

Fendt destacou que, nesse período, as exportações do bloco para o mundo cresceram 125%, atingindo um total de US$ 3,5 trilhões. Considerando apenas as exportações intraBrics, houve um aumento de 293%, totalizando US$ 355 bilhões em 2019. “Esses números demonstram não apenas a força desses países, mas também indicam o potencial inexplorado que temos, tanto que, em 2011, nossos líderes deliberaram sobre a necessidade de estabelecer uma rota comercial dos Brics”, pontuou.

Segundo o secretário especial, chegar ao final da primeira década de cooperação comercial é uma oportunidade de revisitar o que foi alcançado, a fim de permitir pensar no futuro. "À medida que nossa cooperação se fortalece, prevejo uma nova década frutífera em engajamento e colaboração prática, que continuará a fazer jus ao nosso potencial comercial e força econômica”, conclui Fendt.

Cúpula dos Brics

Em 2021, a 13ª Reunião de Cúpula dos Brics será realizada em formato virtual, quinta-feira próxima (9/9). A presidência indiana definiu o tema “Brics@15: Cooperação IntraBrics para Continuidade, Consolidação e Consenso”, o qual se desdobra em três pilares de cooperação: política e segurança; econômico e financeiro; cultural e de pessoa para pessoa.

 

 

13/09/2021 às 15:11