Brasileiros participam de fórum em Dubai

Representantes da Câmara Árabe, Fambras e Investe SP estarão no Fórum Global de Negócios da América Latina, que ocorre na próxima semana. Na pauta, há discussões sobre halal, investimentos e parcerias.

07/11/2016 - 07:00h

São Paulo – O Fórum Global de Negócios da América Latina, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nos dias 09 e 10 deste mês, terá a participação de representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras) e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo). O evento é organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber).


Mohamed El Zoghbi, presidente da Fambras, integra um painel de discussões sobre as oportunidades do mercado halal. O termo se refere a produtos e serviços que são lícitos para o consumo de muçulmanos.

“O Brasil representa pouco mais de 10% no mercado mundial de produtos halal (como fornecedor). Apesar de sermos os maiores produtores mundiais de proteína animal halal, há outros segmentos de produtos em que podemos nos inserir, como cosméticos, fármacos, vestuário e doces”, aponta El Zoghbi.

“O Brasil tem um potencial muito grande, mas precisa desenvolver esse trabalho. Hoje, o governo brasileiro está empenhado em expandir esse mercado”, afirma o presidente da Fambras. Para ele, é necessário que o Brasil faça uma divulgação maior de sua indústria halal, tanto interna quanto externamente.

“É preciso aumentar a consciência das empresas de que para exportar para estes países (muçulmanos) é preciso seguir requisitos técnicos e religiosos, substituir matéria-prima, etc. Externamente, é preciso fazer a divulgação do trabalho halal do Brasil para o mundo”, destaca.

O painel Oportunidades em Tempos de Crise, com foco no Brasil, terá a participação de Juan Quirós, presidente da Investe SP. Segundo informações da agência, a apresentação do executivo terá foco em mostrar o potencial de exportação e de atração de investimentos estrangeiros do estado de São Paulo, assim como as oportunidades de parcerias público-privadas estaduais que podem ser interessantes para os fundos árabes.

Daniel Hannun, diretor de Investimentos, e Tamer Mansour, gerente de Relações Governamentais da Câmara Árabe, irão apoiar a participação da Investe SP no evento, como parte de um acordo de cooperação entre as entidades.

Os executivos da Câmara Árabe também terão reuniões paralelas nos Emirados, com representantes das zonas francas de Jebel Ali e de Ras al-Khaimah com o objetivo de fortalecer as relações com estas entidades e de estabelecer maneiras de aumentar a cooperação com elas.

O Fórum Global de Negócios da América Latina será um evento aberto apenas a convidados da Dubai Chamber. Mais informações sobre o encontro estão disponíveis no site www.gbflatinamerica.com.

 

Fonte: ANBA - Agência de Notícias Brasil-Árabe (www.anba.com.br)

 

07/11/2016 às 16:45