Maranhão/ICMS - Centenas de empresas são notificadas em R$ 13,4 milhões por uso indevido de crédito de ICMS

Uma Operação Fiscal da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) resultou na notificação de 108 empresas maranhenses de diversos segmentos econômicos que, no ano de 2023, reduziram o valor de ICMS a pagar em R$ 13,4 milhões, por meio da utilização de créditos indevidos de bens para o ativo fixo.

A operação se baseou na constatação de que eram apropriados créditos a maior ou inexistente no registro Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP, da Escrituração Fiscal Digital-EFD. O CIAP – Controle de Crédito do ICMS do Ativo Permanente é registrado no Bloco G da Escrituração Fiscal Digital – EFD e é obrigatória desde janeiro/2011.

A operação foi realizada pela Unidade de Fiscalização e Controle da Ação Fiscal (UPCAF), coordenada pelo Auditor Fiscal, Hélio Gonda, tendo ressaltado que a ação fiscal busca combater essa prática desleal e garantir um ambiente de negócios mais justo para as empresas estabelecidas no Maranhão, promovendo condições de igualdade entre os agentes econômicos do estado.

As empresas notificadas poderão retificar a EFD até o último dia do terceiro mês subsequente ao encerramento do mês da apuração, independentemente de autorização da administração tributária. (Art. 321-N do Regulamento). Após esse prazo, o contribuinte pode solicitar a "autorização automática" de EFD substitutiva pelo ambiente de autoatendimento SEFAZNET: Módulo EFD > Autorização de EFD Substitutiva.

Caso os prazos regulamentares sejam ultrapassados sem que haja regularização, os débitos tributários levantados serão formalizados os autos de infração para cobrança dos valores.

Fonte: SEFAZ/MA.

30/04/2025 às 12:40